domingo, 9 de agosto de 2009

Graco Lima Jr: Sob a benção dos Xamãs*





















Por Virgilene Araújo**
(Convidada especial)

Elegemos como hino do 27º Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha - a música “Xamã”, do músico/cantor e compositor, Graco Lima Júnior, que ao lado do músico Lucinho Cruz realizou um belíssimo e emocionante show, na noite de 29 de julho em Grão Mogol, cidade hospitaleira, que sediou o Festivale 2009.
“Xamã” ficou registrada em nossa memória, facilitando a evocação dos deliciosos momentos vividos na Praça Beira Rio, na Prainha do Vau, na barroca Igreja da Matriz de Santo Antônio e em vários cantos mais da cidade.
Ali, tivemos o privilégio de beber chás de amor e simplicidade, o que de melhor e mais significativo buscamos na vida. Que saudade, Festivale! Quem não foi, com certeza, perdeu.
O Cd Xamã, de excelente qualidade, é uma verdadeira pajelança musical, de notável inspiração e talento. É de arrepiar a faixa: “Falando as pedras”, quando se ouve incidentalmente a “Ave Maria” de Franz Schubert. A música “Alcalino”, parceria com Luis Dillah é uma verdadeira mordaça, tecida em conjunto, àqueles que ousam calar os justos e corajosos. Já a qualidade poética da letra de Milton Edilberto e música de Lima Júnior em “Prosa Mineira”, que tem a participação vocal de Elomar Figueira de Mello e musical do Maestro João Omar é de tirar o chapéu. Os sentimentos humanos entre os sexos são bastante focados nesse CD e os ritmos musicais oferecem um tempero especial a esse trabalho de grande sensibilidade melodiosa, o qual penetra em nossa alma, nos permitindo um transe muito além do imaginável. Há tempos não ouvíamos um CD como esse, que nos colocasse em êxtase da primeira a última faixa.
Xamã foi produzido pelo próprio Graco Lima Júnior, gravado e mixado nos estúdios Kintal por Adalberto Novais, Digital Live por Léo Brasileiro e Studio Luart por Artur Fabiano. Com direção musical de Graco Lima Júnior, participam do CD os músicos Lúcio Ferraz e Léo Brasileiro nas guitarras, Luciano PP, Sandro e Clériston Cavalcanti no baixo, Léo Brasileiro na bateria sampler, Jorginho Silva, Bazé e Koola nas percussões, Graco Lima Júnior, Léo Brasileiro e Lúcio Ferraz nos violões, Tico, Léo Brasileiro e Luciano PP nos teclados, Cicinho do Acordeom e Kleber Moreno nos acordeões, Maestro João Omar no violoncelo, Diro Oliveira na flauta e Clériston Cavalcanti no piano.
Natural de Almenara/Vale do Jequitinhonha, Graco Lima Junior sempre foi considerado pelos admiradores e críticos musicais como um dos mais criativos cantores/compositores de Minas. Entre 1984 e 1985 morou em Belo Horizonte, onde estudou harmonia e canto na Escola de Música de Minas, de Milton Nascimento. Em BH, Lima Jr, como é carinhosamente conhecido pelos amigos, não teve a mesma experiência de se apresentar na noite, como a maioria de seus companheiros de arte musical. Por outro lado, dedicou-se muito ao “santo oficio” da composição, sem dúvida, a sua maior paixão. Participou de gravações de artistas amigos como Paulinho Pedra Azul e Gonzaga Medeiros. Teve suas músicas gravadas por Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, Jackson Antunes, Carlos Farias, Banda Falamansa, Eskazero, Flor Serena e Trio Jerimum, entre muitos outros. Como compositor e intérprete, participou de alguns dos mais importantes festivais do Brasil, como Avaré/SP, Maceió/AL, Salvador/BA, Minas Gerais e Tocantins.Xamã de Graco Lima Júnior é um importante trabalho musical, digno de sucesso dentro e fora do país.
contato: gracolimajr@hotmail.com

*Esta matéria será publicada no jornal CORREIO MUSICAL, edição agosto/2009
**Poeta e gestora cultural.