sábado, 5 de setembro de 2009

RAM surge com o melhor do rock progressivo


A Banda RAM vem a público mostrar que quatro caras, amantes do rock, podem conseguir fazer música de qualidade na capital mineira e torná-la universal. E nesse desafio lançam um Cd demo, rock progressivo dos bons, com cinco músicas gravadas e com o propósito de quem quer levar ao público, um trabalho musical dos melhores.
RAM caracteriza-se por apresentações ecléticas, que vão do folk ao fusion experimental, passando pelo soul e rock. A proposta é produzir um rock n´ roll espontâneo, portanto, sem a observância de uma linha rígida de pensamento.
A sagacidade desses jovens roqueiros, quando manuseiam os seus instrumentos musicais, revela rara aptidão. A afinidade que demonstram ter com o jazz e blue, também, contribui para que eles se afirmem no universo do rock com o talento, criatividade e a competência, dos bons roqueiros que se tem notícia.
Segundo os próprios componentes da Banda: “A naturalidade visível nas nossas composições, letras, arranjos e performances é o que legitima o grupo como autêntico rock n´ roll (...) nos encantamos pelo nosso feeling, causando também aquela estranheza inicial frente ao não óbvio.”
Coincidência ou não, RAM é o título do segundo álbum solo lançado pelo ex-beatle Paul McCartney em 1971. O álbum tem suas músicas escritas por Paul e sua mulher Linda McCartney.
E com uma proposta nova, a Banda RAM vem se destacando no cenário mineiro do rock, tocando nos principais espaços da cidade, dentre os quais estão: A obra, Stonehenge, Matriz, Pau e Pedra, Studio Nafta e Espaço rock bar, além de importantes eventos culturais, como o festival sul-americano Grito rock, o periódico Quarta Cultural, realizado na Estação Central do Metrô, o BH Indie Music, o Rock no Parque, evento beneficente que lotou o Parque Ecológico da Cidade Nova e ainda o Camping & rock. Na mídia especializada, além de receber boas críticas em zines virtuais, o RAM já foi entrevistado e teve obras executadas nos programas Brazilian Rock Stoner, Solid Rock Blues e Solid Rock Live, Expresso e A hora do Dinossauro (rádio UFMG educativa; A Hora do Rock, webradio Stay Rock,, Sem Jabá, Estrada 55, de Ricardo Loureiro, transmitido pela http://www.arwtv.com.br/, pela www.maremanguinhos.fiocruz.br/html e pela Rádio Everson Paladini FM 95,1 de Santa Catarina) e ainda no argentino Sin Fin, exibido pela FM.San Javier- 90.1mhz / San Fernando.
Composta por Jackson Abacatu na bateria e percussão, Paim na voz, guitarra, gaita e teclados, Ricardo Righi no baixo e voz, e Paulo Almeida na guitarra; a Banda prepara um álbum musical e dois videoclips e produzidos pelo animador e baterista Jackson Abacatu, vencedor nacional do festival virtual Vídeo Obstrução.
Por enquanto, o RAM disponibilizou uma faixa, “The white rat and improvised hit”, para a compilação Brazilian Blues, produzido pelo músico, produtor e radialista Cézar Heavy. A mesma faixa faz parte do curta-metragem Ludcanti show, de Renato Gaia.
Vale a pena conhecer essa rapaziada, conectando http://www.myspace.com/bandaram%20-%20ram-banda.conexaovivo.com.br - oinovosom.com.br/ram e ramrockband@gmail.com, ou mesmo conhecer o Cd demo. Alguns vídeos poderão ser vistos através do: http://www.youtube.com/watch?v=EB7IJE87sE0, http://www.youtube.com/watch?v=EB7IJE87sE0, http://www.youtube.com/watch?v=vx_gy5l19b0 e http://www.youtube.com/watch?v=aote1kgwxtm. Também poderá ser conferida uma entrevista com a Banda no http://www.youtube.com/watch?v=g7Xn5IEOGmo.
Contatos para shows: (31) 3317-0838 (Paim) e (31) 8439-7686 (Jackson).

Esta crítica será publicada em breve no jornal CORREIO MUSICAL.