quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Minas é Uma Festa! de Airton Guimarães, para quem quer conhecer um pouco mais de Minas Gerais.



“Minas melhor lugar para amar
Minas não há mar
mas Minas Gerais tem tudo
que a gente não vê
em nenhum lugar/(...)”
Sanráh

É bem coisa de mineiro economizar o ano inteiro para fazer turismo fora de seu estado e, na maioria das vezes, conhecer pouco ou nada as belezas e as riquezas turísticas/culturais que Minas tem para oferecer.
Talvez tenha sido este, um dos bons motivos pelo qual o escritor e jornalista, Airton Guimarães, publicou o livro Minas é uma festa! (Edição do Autor); com o incentivo da CEMIG, através da Lei Rouanet. O livro é uma deliciosa viagem por esse estado festeiro.

Em sua pesquisa, o autor explora os ciclos Natalino, Carnavalesco, da Quaresma, do Divino, Junino e do Rosário. Descobre as Festas Profanas, o Turismo Religioso, a Festa de São Geraldo em Curvelo. Fala da festa que o esporte é para seus torcedores; da Festa do Cavalo em Nova Lima, a Vesperata de Diamantina, a Cavalhada de Mateus Leme, a Expozebu de Uberaba, a Festa do Congado de Uberlândia, a Sinfonia das Águas de Poços de Caldas, o Arraial de Belô, a Festa de Agosto de Montes Claros, os Encontros de Folias de Reis em Campos Altos e as Festas de Juiz de Fora. O leitor, também, encontrará um glossário em ordem alfabética de quase todas as festas que acontecem em Minas Gerais, município por município, incluindo telefones de contato. O livro vem ilustrado por fotos do fotógrafo Henry Yu.
Minas é uma festa! é um livro que deveria ser lido por turistas e por mineiros que gostam de seu estado, mas desejam conhecê-lo um pouco mais: suas festas e suas riquezas culturais.
Airton Guimarães é jornalista formado pela PUC Minas. É escritor há 30 anos. Dentre os seus livros publicados, estão: O Conto Infanto-juvenil, Golpe, à Meia Luz, Contos da Terra do Conto e No Tempo do Independência, dentre outros. Airton trabalhou durante muitos anos na antiga 2ª Seção, editoria de Cultura do jornal Estado de Minas tendo como editores Geraldo Magalhães e Roberto Drummond. Além de repórter, foi responsável pela páginas de livros.
Quem quiser conhecer Minas através do livro Minas é uma festa!, é só entrar em contato com o autor pelo e-mail: : airgui@terra.com.br ou pelo telefone (31) 9102.8158.