sábado, 20 de março de 2010

Choro Cantado: a qualidade vocal e musical, num resgate histórico do choro.


Lígia Jacques, uma das mais competentes intérpretes da nossa tão desgastada MPB, lança seu segundo CD Choro Cantado - justa homenagem à Ademilde Fonseca, uma das maiores cantoras desse país.
Choro Cantado reúne cinco clássicos do repertório de Ademilde Fonseca e cinco faixas inéditas. Traz citações musicais que reverenciam mestres do choro, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e o contemporâneo Guinga. A proposta é registrar choros melodicamente ricos, mas que também se destacam pela qualidade das letras. Em algumas faixas conta com quatro vozes feitas por Lígia Jacques para formar um quarteto desdobrado em oito canais de gravação. Choro Barroco, faixa instrumental que deu título ao primeiro CD da cantora e “Satan” de Chiquinha Gonzaga ganharam letras do compositor Jorge Fernando dos Santos.
Com arranjos e direção musical de Rogério Leonel, o CD traz “Água de Moringa”, “Domingueiro” e “Romanceando” compostas por uma das maiores duplas de compositores mineiros: Valter Braga e Jorge Fernando dos Santos; “Odeon” de Ernesto Nazareth, Hubaldo e Vinícius de Moraes; ”Ingênuo” de Pixinguinha, Benedito Lacerda e Paulo César Pinheiro; “Pedacinhos do Céu” de Waldir Azevedo e Miguel Lima; “Choro Barroco” de Rogério Leonel e Jorge Fernando dos Santos; “Tico Tico no Fubá” de Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros; “Satan” de Chiquinha Gonzaga e Jorge Fernando dos Santos; e “Títulos de Nobreza – Ademilde no choro” de João Bosco e Aldir Blanc.
Natural de Belo Horizonte, Ligia Jacques sempre deu preferência à interpretações de autores mineiros, tais como: Rogério Leonel, Juarez Moreira, Ricardo Faria, Toninho Camargos, dentre outros; também exalta os consagrados, entre eles: Tom Jobim, Chico Buarque, Dori Caymmi e Pixinguinha. Participou de mais de 20 discos de outros artistas, como Marcus Viana, Ladston do Nascimento, Rubinho do Vale, Titi Walter e Célio Balona. Além de participar de concertos e shows dos músicos Clara Sverner e Guinga.
Gravado em 2009, no estúdio Fábrica de Música, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Choro Cantado traz Rogério Leonel nos violões, direção artística de Jairo de Lara, flautista e saxofonista em várias faixas. Também participam do CD: Milton Ramos no contrabaixo acústico e Serginho Silva nas percussões. A produção executiva é de Tião Rodrigues, a belíssima capa que nos lembra os antigos LPs e traz uma breve história do choro é uma concepção de Jorge Fernando dos Santos, com arte do competente Adriano Alves e as gravações e mixagem foram feitas por Jairo de Lara e Eloísio Oliveira. O disco tem ainda as participações especiais de Ausier Vinícius no cavaquinho, Celso Adolfo no vocal e Hudson Brasil no bandolim.
Choro Cantado contou com uma equipe de peso. Foi trabalhado numa perspectiva de resgate histórico do choro e é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores trabalhos musicais lançados no mercado fonográfico neste início de 2010. Feito com esmero, o qual recomendo a todos que gostam de uma boa música e de uma voz de veludo a massagear os tímpanos.

Contatos para pedidos de CDs e shows poderão ser feitos através do e-mail:
tiaoproducao@ig.com.br e ligiajacques@hotmail.com