segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tatiana Cobbett e Marcoliva em Bendita Companhia
















Benditos sejam eles que estão a enriquecer o universo musical brasileiro com o álbum Bendita Companhia - CD da dupla Tatiana Cobbett e Marcoliva, uma rica e variada combinação de ritmos brasileiros, além de estrangeiros.
É perceptível o intenso trabalho de pesquisa, o qual foge ao óbvio e surpreende com uma multimusicalidade que traz, entre outras, representações e nuances sonoras genuínas de fados, tangos, ritmos castelhanos, a beleza do som da sanfona, o forró pé de serra, cirandas, cocos, frevos, xote, xaxado, diversas cantorias regionais...

Tive a oportunidade de vê-los no palco, durante o XXIV Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético, em Montes Claros\Minas Gerais e alí pude perceber a Incrível química que há entre os dois, pela dupla sedução cênica, vozes que se complementam, o lúdico e sensações que se fundem e nos presenteiam com uma musicalidade sensivelmente poética.
Artistas indiscutivelmente competentes, ousados no experimentalismo, conscientes de cada movimento e expressão corporal-musical; em alguns momentos me lembraram os inesquecíveis Doces Bárbaros, formado por Gil, Caetano, Betânia e Gal, nos anos 70: pela ousadia, magnetismo, inovação, poesia e sensualidade. Um DVD com o show merece ser produzido para um futuro breve, pois as performances cênicas são de rara beleza.
A sutileza da voz de Tatiana Cobbett tem a capacidade de aguçar todos os nossos sentidos, ao mesmo tempo em que o preciso cantar de Marcoliva nos deixa alerta, numa intensa e gratificante sonora percepção, acompanhada do agradabilíssimo e requintado som de seu violão e de muita imaginação.

Todas as faixas do CD são de excelente qualidade musical. A riqueza de metáforas na maioria das letras é fascinante: destaco a faixa 9, “Iraque”, que é muito interessante: “Nosso umbigo transplantado num pé de girassol\ 'Tudo passa eu passarinho'\ é Quintana acenando pro que é essencial”. Destaco, ainda, a faixa 2, “Aspirina”, magnífica! Parabéns à dupla e aos demais compositores, pelo fantástico repertório. http://www.sonoraparceria.com.br/benditacompanhia

Bendita Companhia abre com “Aleivosia” de Alessandro Kramer e Tatiana Cobbett, seguido de “Aspirina”, de Marcoliva, “Brincadeira” de Tatiana Cobbett, “Chorei e Disse” de Marcoliva, “Cort Nua” de Joubert Moraes e Mariacida, “Doce Vale” de Jobert Narciso, “Dois em Um” de Marcoliva e Tatiana Cobbett, “Gangorra” de Zé Fontes e Tatiana Cobbett, “Iraque” de Marcoliva e Tatiana Cobbett, “Missa de Domingo” de Tatiana Cobbett, “No caminho” de Rafael Calegari e Nery Platt, “Pé de Serra” de Tatiana Cobbett, “Procurai” de Tatiana Cobbett, “Reggae J. Gilberto” de Marcoliva e Tatiana Cobbett, “RepenteDeu” de Mauro Gilbert e Tatiana Cobbett, “Xote Lindo” de Rafael Calegari, Zelito Coringa e Marcoliva, “Pif das Meninas” de Tatiana Cobbett, “Xote da Ribeira” de Marcoliva e “Teu Samba” de Tatiana Cobbett.

Quem são esses interessantes artistas...
'Em 1969, dona Estela encontrou seu filho de três anos, na sala, com um rabicho de ferro elétrico cantando um sucesso recente: "Debaixo dos Caracóis...", música de Roberto e Erasmo Carlos em homenagem a Caetano Veloso. Era a primeira manifestação musical de Marcos Vanderlei de Oliveira, que aos 12 anos arriscou seus primeiros acordes nas aulas de violão. Corajoso, o menino juntou, sem compromisso, palavras em composições. Colocou para fora seu talento nos auditórios escolares e em pouco tempo tocava em bares, festivais, teatros e bailes. Dedicado, aos 15 já era um profissional e percorria o Brasil participando de grupos nativistas, uma febre em meados da década de 80. Seu tempo era dividido entre músicas “gaúchas” e aulas de violão clássico.
Natural de Carazinho (RS), Marcoliva especializou-se em violão e voz. Aos 18, pelas mãos do marido de sua professora de piano lhe foi apresentada a onda Tropicalista, onde brilhava Caetano, Gal, Gil, Torquato, Mutantes, Capinam, Tom Zé... Largou o gauchismo e trocou o Rio Grande do Sul por Santa Catarina em 1994, onde começou a tocar na noite de Florianópolis. Nessa época também se apresentou com um grupo em diversas cidades argentinas. E foi amor à primeira vista seu encontro com a zamba, chacarera, chamamé, tango, entre outros ritmos do folclore da Argentina. Na capital catarinense formou sua sólida parceria com Tatiana Cobbett, com quem gravou dois discos: Meu Santo Antonio (de Nara Lisboa, em 2000) e no ano seguinte Parceiros. Atualmente, Marcoliva é professor de música e idealizador de projetos, como Crescendo com Arte, Boi de Cá, que tem o intuito de pesquisar o folclore catarinense, e o Carijó Espaço de Arte, mais conhecido como OCA'.

'Única mulher entre os cinco filhos do diretor de cinema William Cobbett e da produtora cultural, Eliana Cobbett, a carioca Tatiana Cobbett teve a presença constante da arte na sua vida. Mas foi na dança que encontrou a maneira de se expressar e de lidar com o mundo dos aplausos, do palco, das viagens e da disciplina. Bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro trabalhou durante 12 anos na companhia paulista Balé Stagium, com quem percorreu o Brasil e boa parte da América em diversas apresentações. No final da década de 1980, Tatiana aparece para as críticas pelo trabalho realizado no balé Stagium, dirigido por Marika Gidali e Décio Otero. Dos 20 e poucos anos aos 40 escreveu, idealizou e atuou no musical Mulheres de Holanda e dirigiu os espetáculos Grito das Flores, Esta Terra Portugal, Alma Flamenca e o Festival Três Bandeiras. Nessa época, cantarolar e inventar versos, que não registrava, já era a marca pessoal da bailarina. Mas seu encontro mais estreito com a música se deu como produtora nos shows de Badi Assad, Carlinhos Antunes, Tutti Baê, Janete Machnacz, Joel Brito e Nara Lisboa. Quando se mudou para Florianópolis, em 1998, Tatiana produziu e dirigiu shows e externou sua veia de letrista com Marcoliva. De lá para cá, centenas de composições e inúmeras parcerias, além do livro Básicas Composições. Seu comportamento cênico no palco é compartilhado em oficinas, onde ela desenvolve a qualidade sensorial do movimento.
Com outro trabalho em mente, Tatiana segue sua estrada arregimentando pessoas e registrando seu sensível trabalho. Há vários anos trabalhando com composições próprias, Tatiana Cobbett e Marcoliva já percorreram boa parte do país e estiveram em Buenos Aires e Montevideo.
Com direção musical coletiva, produção executiva de Tatiana Cobbett e Marcoliva, produção musical de Rafael Calegari, assistência de estúdio de Tarcísio Mafra, direção de arte, figurino e produção fotográfica de Carlos Gardin, assistência de produção de Gustavo Lociks, figurinos de Marcoliva e Cristina Guerra, designer gráfico de Juliene Doria, fotografia de Milton Carello, assistência de fotografia de Moreno, maquilagem de Marcos Mitsou e Vilma Sena nos cabelos, gravado e mixado no Lemory Studio Júlio Lemos, Bendita Companhia é uma boa pedida para quem procura um trabalho de qualidade fonográfica impecável'.