sexta-feira, 6 de março de 2009

Outros Barulhos: a poesia simples e de qualidade de Reynaldo Bessa


Recebi Outros Barulhos (Anome Livros) de Reynaldo Bessa, com certa apreensão, pensando tratar-se de outro músico metido a escrever poesia, já que letra de música muitas vezes é também poesia, mas poesia nem sempre é letra de música. Após uma leitura em meio a receios e expectativas cheguei à conclusão de que Reynaldo Bessa não é só um grande músico, mas um poeta sensível e perceptivo que, com certeza, se destacará no cenário poético brasileiro.
Um dos maiores livros da literatura universal, Dom Quixote de La Mancha, levou seu autor a ser um dos melhores escritores universais porque conseguiu unir numa mesma obra, uma literatura da melhor qualidade com detalhes surpreendentes aos críticos mais exigentes e uma linguagem simples, de fácil entendimento para aqueles que buscam uma história de aventuras.
Nos dias atuais, poetas buscam escrever uma poesia só compreensível para ele mesmo e o pior: críticos, com receio de serem criticados por não compreenderem algo que eles não poderiam compreender, consideram aquele abstrato obra prima da poesia contemporânea brasileira.
Reynaldo Bessa em seu Outros Barulhos, por certo, agradará aos mais variados leitores e ao crítico literário mais detalhista, pois faz uso de preciosas metáforas para escrever uma poesia de qualidade e simples, simplicidade que aqui considero seu ponto forte.
Ao voltar à infância, o poeta usa de lembranças para visualizar imagens poéticas surpreendentes, quando diz: “o silêncio/do meu irmão/doía mais/que as pancadas/do meu pai”. Mostra-nos que para ser moderno não é necessário perder o lirismo, como nestes curtos versos: “os vestidos escondem/mais segredos do que o mar”. Sem perder o seu espírito social, fala do menino cujo sonho era ter tênis novos e do sonho desfeito com o roubo desses tênis; do espirro que dá para a sociedade hipócrita e opressivamente capitalista; e critica nossa condição humana em versos criativos, que diz: “os macacos/desceram das árvores/aí nasceu o trabalho,/a infidelidade, o divórcio e/o apartamento de um dormitório” . Encerra com o poema intitulado “Fim”, poeticamente rico por suas variadas possibilidades, resumindo numa única frase: “muitas coisas acontecem depois dele”
Reynaldo Bessa é cantor, compositor, violonista, escritor e poeta. Nasceu em Mossoró/RN. Está radicado em São Paulo/SP há vinte anos. Lançou cinco CDs. Outros Barulhos é o seu primeiro livro e um dos melhores de poesia que li nestes últimos anos.
E-mail: contato@reynaldobessa.com.br . Site: www.reynaldobessa.com.br

5 comentários:

  1. Com tanta criatividade, creio que o Bessa é um polvo artístico de muitos "braços": onde se prende, deixa marcas! Inteligente o seu comentário. Amélia Luz

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu camarada! Gostei do texto. Concordo contigo sobre a distinção entre letra de música e poesia! Abraços!

    l. rafael nolli


    www.rafaelnolli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Legal você criar um blog, Rogério. Cumprimentos. Ao ler sua crítica, fiquei interessado no trabalho do Bessa.
    Abração,
    Sérgio Bernardo

    ResponderExcluir
  4. Meu prezado Rogério Salgado, O blog Artista En/Cena está muito bonito. Parabéns. Quanto ao livro do Bessa, caso seja do interesse dele, pois é do nosso, gostaríamos de tê-lo em nossa Biblioteca Pública. Estamos em clima de festa com o PSIU POÉTICO e o lançamento da Revista nº IV do Instituto deverá ser em setembro.
    Um amplexo
    Dário Teixeira Cotrim

    ResponderExcluir
  5. Olá Dário, só agora vi seu comentário. Me interessa muito ter o meu livro em sua biblioteca pública. Meu email é contato@reynaldobessa.com.br, por favor escreva passando o endereço e a quantidade de livros que te interessa, ok?
    queria só acrescentar que meu livro "Outros Barulhos" é um dos finalitas do 51º Prêmio Jabuti 2009 - Poesia.

    Obrigado!

    Reynaldo Bessa

    ResponderExcluir