sábado, 24 de abril de 2010

Recados de Minas: pesquisa, musicalidade e poesia




A penúltima postagem que publiquei neste blog: Minas é uma festa! de Airton Guimarães gerou imensa curiosidade em relação a Minas, por artistas e não artistas do Brasil e do exterior; os quais me enviaram inúmeros e-mails, afirmando que tem muita vontade e, na primeira oportunidade, virão conhecer Minas Gerais. Portanto, sinto-me na responsabilidade de divulgar mais um expressivo trabalho: uma raridade curtida num processo de pesquisa, que de forma literária e musical; com sensibilidade poética, inspiração e talento descortina o estado mineiro, ao dar o seu recado.
Com certeza agradará turistas, antropólogos, poetas, músicos, historiadores, pesquisadores e outros, de muitos lugares. Trata-se do Cd Recados de Minas, parceria perfeita entre o compositor Zebeto Corrêa e o poeta Caio Junqueira Maciel. O Cd é o terceiro de uma parceria que já rendeu o Cd Trilhas da literatura brasileira e o livro/Cd infantil Era uma voz: sonetos só para netos.
O trabalho fonográfico, que apresenta um painel com a essência do espírito mineiro, traz 12 canções e abrange de forma bem sensível, os encantos de Minas Gerais: seus meninos, os artistas, a culinária, as cidadezinhas do interior, o pão de queijo, o mercado central ... Cores, sabores, rios, ruas e amores... Lirismo e tradição. Cerca de cem cidades mineiras são citadas nas canções, que fazem homenagens a escritores e artistas em geral, oriundos de municípios como Ituiutaba (Luiz Vilela), Cataguases (Humberto Mauro e o Grupo Verde), Miraí (Ataulfo Alves), Coluna (Carlos Herculano Lopes), Ubá (Ari Barroso), Aiuruoca (Dantas Mota).
Recados de Minas, projeto realizado com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, com patrocínio da Madepal, tem produção, arranjos, teclados, guitarras e violões de aço e técnico de gravação, a cargo de Gaugin; violões de aço de Zebeto Corrêa; arranjos de base de Beto Lino; tendo participações de Daniel Ribeiro, André Siqueira, Bilora e Sérgio Danilo; gravado no Studio Z e Gênesis, foto e selo de Pedro Zorzall; foto da contracapa de Solange Souza; assessoria fonográfica aos cuidados da Criato e projeto gráfico de Pedro Diamantino. Zebeto Corrêa e Caio Junqueira há anos vem realizando um trabalho cultural interativo, aproximando música e literatura, tornando mais íntimas as relações entre o popular e o erudito, entre a tradição e a modernidade.
Zebeto Corrêa é um cantor, compositor e instrumentista que vem se destacando dentro do cenário da Música Popular Brasileira, com um trabalho coerente e sólido, sempre pautado pela qualidade e pelo bom gosto de letras, arranjos e interpretação. Artista premiadíssimo em festivais de música pelo Brasil, já conquistou mais de 200 prêmios em diversos estados brasileiros. Começou sua trajetória musical com a banda “Fogo no circo”, quando gravou seu primeiro disco, que levou o nome da banda.
O professor de literatura e editor Luiz Carlos Junqueira Maciel adotou o pseudônimo de Caio desde seu primeiro livro de poemas, Sonetos Dissonantes, publicado em 1980. Tem várias parcerias com músicos de Minas Gerais, além de Zebeto Corrêa. Autor de ensaios e livros didáticos nasceu em 1952, em Cruzília, Sul de Minas Gerais. Formou-se em Letras, pela UFMG, onde fez o mestrado, dissertando sobre a poesia de Dantas Mota.
Vale a pena adquirir O Cd Recados de Minas, trabalho maravilhoso, música e poesia que revelam a alma mineira.

Contatos: zebetocorrea@uol.com.br - caiojmaciel@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário