terça-feira, 7 de setembro de 2010

Minas em Foco de Márcio Carvalho: todos merecem ver




















Em agosto desse ano fiz uma doação de quase trezentos livros, de minha biblioteca, para o Centro Cultural do Bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte. Já li, reli e gostei muito de todos que doei, mas dia após dia olhava para eles, ficava angustiado e pensava: quanto egoísmo de minha parte e que desperdício deixar esses preciosos livros e o talento dos autores descansando em minha estante... Mas aí é que está! Apesar de trabalhar incessantemente esse egoísmo, não tive coragem de doar, entre outros, Minas em Foco de Márcio Carvalho; um livro belíssimo! maravilhoso! Totalmente poético, com fotografias capazes de hipnotizar, mexer e remexer com a nossa emoção. Um incrível trabalho lítero fotográfico, que pretendo apreciar muito mais vezes e que seria importante ser apreciado por muito mais pessoas.
Além das incríveis fotografias feitas por Márcio Carvalho quero ressaltar, nesse livro, os inspiradíssimos textos escritos pelo jornalista e escritor mineiro Airton Guimarães; um deles fiz questão de colocar na íntegra, no final desse comentário, pois resume tudo que se tem a dizer sobre esse magnífico trabalho. Vale a pena conferir.

A produção e edição de Minas em Foco é do próprio Márcio Carvalho; projeto gráfico, capa e ilustrações de Alan Lima; tradução para a edição bilíngue por Ana Lúcia Furtado, revisão de Cristina Freitas, que também deixou suas impressões em forma de inspiradíssimos e excelentes poemas, escritos especialmente para o livro; e impressão gráfica a cargo da Rona Editora. O livro foi patrocinado pela Dyteck, Egesa, Fitedi, JMN, Magnesita, Magneti Mareli, Mão à Obra, Minerita, Ouro Minas, Supermercados Rena, Saint-Gobain Canalização e Fundição Sideral, todos através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Segue o poético texto do jornalista Airton Guimarães. Leiam, percebam, sintam os sabores, as imagens, curtam...

“Somos um homem-pássaro. Como convém àquele que deseja viajar para além das montanhas.
Vamos decolar dessa região central, onde situa-se a capital mineira, de um ponto específico e marco significativo: a Praça do Papa, de onde o Pontífice saudou o belo horizonte.
Antes de despedirmo-nos da Capital, um olhar noturno sobre a região da Lagoa da Pampulha: o Mineirão, o Mineirinho, a igrejinha de S. Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer.
O crepúsculo envolve as montanhas. E depois, quando do alvorecer, encontramos outros homens-pássaros que, como nós, vasculham o conhecido e o desconhecido.
Passeando pelo espaço, deparamo-nos com o Santuário do caraça, com suas tradições e história que vêm desde 1820, também habitat dos lobos-guará, que à noite aproximam-se mansos à cata de comida e, depois dela, se afastam para o ritual que se repetirá na noite seguinte.
Em terra, frente à mesa farta, os saberes e fazeres de um autêntico café colonial mineiro, regado a broa de fubá, bolo de milho, biscoito de polvilho, rosca-da-rainha, pão folhado, queijo-de-minas...
Para conhecer e exuberância da flora, um passeio pelo Parque Florestal do Inhotim, em Brumadinho, lugar em que o meio ambiente vive em interação com arte contemporânea.
Do nível do solo para um andar abaixo, a gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. Com seus 511 metros de extensão, 40 metros de profundidade e as infinidades de formas surpreendentes, como a couve-flor, a cascata, a cortina e as pirâmides.
O circuito do ouro encontra-se diante de nós, região do berço da história de Minas, Mariana, a primeira vila e cidade do estado. Ouro Preto, a primeira capital da nova capitania criada em 1720, com sua riqueza e perene religiosidade como a Semana Santa e Corpus Christi. E Congonhas, a cidade dos profetas de Aleijadinho.
Somos, todavia, andarilhos do ar.”

Márcio Carvalho é graduado em Gestão Empresarial pela Universidade de Itaúna. Natural e residente na cidade de Itaúna/MG. Fotógrafo profissional desde 1991, atuando na área de fotografia industrial, diretor e fundador da Associação Universo Cultural, Vice Presidente e um dos fundadores do Clube de Aviação de Itaúna, e detentor de vários prêmios em nível nacional, tendo sido eleito o melhor fotógrafo da cidade de Itaúna, de 1999 a 2003. Recebeu o Troféu Evidência por dois anos seguidos, 2004 e 2005, promoção do Jornal S' Passo. Em 2007 foi selecionado para o concurso “Retratos do Meu País”, na novela “Páginas da Vida”, da Rede Globo. Depois de um passeio pelas cidades históricas de Minas, o registro de suas paisagens foi reunido em um volume, publicado em 2005, Cidades Históricas Mineiras. O sucesso do livro rompeu as fronteiras do Estado, fazendo com que Márcio Carvalho recebesse convites para exposições, inclusive no exterior, tendo realizado uma em Washington, Estados Unidos, e outra em Madri, na Espanha, nos anos de 2005 e 2006, respectivamente. Em novembro de 2007 publicou “Viver Belo Horizonte”, livro prefaciado pelo prefeito Fernando Pimentel, obra que mostra a Capital mineira em toda sua pujança e beleza centenária. A convite da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais realizou na segunda quinzena de fevereiro de 2008, no aeroporto de Confins, a exposição “Cidades Mineiras”, dentro das festividades da inauguração da linha aérea Lisboa/Confins pela TAP Portugal, e posteriormente na cidade de Lisboa, Portugal a exposição denominada “Minas Gerais – 30 lugares inesquecíveis”. Está com um novo projeto, ainda para este ano de 2010, aprovado pelo Ministério da Cultura. Trata-se de Brasília 50 anos, livro comemorativo do cinquentenário da construção da Capital Federal.
Contatos com o autor: marcio@marciocarvalho.net








Nenhum comentário:

Postar um comentário