segunda-feira, 13 de abril de 2009

Reino de deus: a ousadia excomungada do escritor Sílvio Cerceau


Quando em 2005 publiquei Quermesses (e outros poemas profanos) criou-se um certo mal estar entre leitores de minha obra. É que neste livro estavam poemas que criticavam o capitalismo religioso. Fui criticado e elogiado, mas sobrevivi por ter coragem de dizer verdades. Com o surgimento das seitas evangélicas universais, mercantilizando Jesus, a fé virou comércio. Mas quem somos nós, apostólicos romanos para jogar pedra no teto do vizinho, quando esse vizinho copia nossos erros, produzidos por quase dois mil anos. Mas isso é outro versículo, digo, capítulo...
Agora me chega às mãos Reino de deus (Editora Literato) do escritor Sílvio Cerceau, um romance que vem tocar nessa ferida mais profundamente, por falar desse assunto tão polêmico que é o mercantilismo religioso. Poucos sabem, mas Jesus Cristo, o Salvador é o segundo maior produto de marketing mundial, só perdendo para a Coca-Cola.
Numa época de total desrespeito político e social para com as pessoas humanas, em que se vive na desesperança no dia de amanhã, aproveitadores com a alma aberta para a esperteza, dizendo-se mensageiros de deus (esse seria com dê minúsculo), vivem a extorquir dos mais humildes inteligentemente, com isso enriquecendo com a fé religiosa, que remove montanhas de dinheiro. Reino de deus de Sílvio Cerceau vem justamente denunciar essa picaretagem hoje universal, em forma de ficção. Mas não devemos nos esquecer que a arte imita a vida e por aí afora... Conta a história de Carlos Morais, um homem simples que começou seu trabalho como Office-boy na adolescescência, descobriu a fórmula mágica do enriquecimento ilícito a partir da fé humana, criando a igreja “Reino do Céu”, envolvendo-se num jogo de drogas, mortes, corrupção e lavagens de dinheiro. Um livro forte e surpreendente, desses que mexem com quem o lê e que por certo incomodará aqueles que, como se diz no ditado popular, “a carapuça servir”.
Leiamos:
“(...) Sou o seu escolhido. Tenho de tudo o melhor. Apresento uma vida plena. Ainda em Gênesis 12 Deus fez um pacto com Abraão e este mesmo pacto ele quer fazer hoje com vocês. O que mais Abraão amava era o seu filho Isaque e deus o pediu em holocausto, sacrifício. Disse: “Tomai o teu filho, Isaque a quem amas e vai-te a terra de Moriá e oferece ali em holocausto” - respirou profundamente, tomou água, observou o templo repleto de centenas de pessoas. O “templo maior” erguido na capital de cada estado com uma infra-estrutura para receber em média cinco mil pessoas. Um local confortável, admirável que, quando edificado chamava a atenção de toda a sociedade. Tem que ser muito luxuoso, afinal, pobre só vai encontrar conforto aqui no reino do céu - dizia Bispo Morais debochando.(...)
Nascido em São Paulo e morador de Belo Horizonte desde a infância, o escritor Sílvio Cerceau é reconhecido por tratar de temas polêmicos em suas obras, como, por exemplo: homossexualidade, prostituição e anorexia. Estreou em 2004 com o livro Vitrine Humana, e nos anos seguintes publicou seus romances conflitantes, Desejo Alheio, Encontros e Despedidas, Impossível Esquecer e agora Reino de deus, todos pela Editora Literato.
Reino de deus, romance de Sílvio Cerceau é um livro verdadeiro e que, independente de ser excomungado ou não, merece ser lido por quem gosta de uma literatura autêntica.
Pedidos de livros poderão ser feitos através da editora, pelo e-mail: algomais@editoraliterato.com. Visitem o site: www.editoraliterato.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário