domingo, 3 de maio de 2009

Rumor da Casa, de Telma Scherer




"Rumor da Casa" (Editora 7Letras), livro de Telma Scherer, desvenda a casa que existe dentro dela mesma. A autora busca nas lembranças, a poesia guardada em seu íntimo e essa é feita com a competência dos grandes poetas, desses que conhecem o seu ofício. Num saudosismo que se diferencia tem facilidade para abrir as portas de sua percepção poética, quando diz: “Vó Elza tricotava/e me ouvia./Ela fazia peixes/viagens a Marte/toalhas/e sins/Quando faleceu/a vó Elza deixou um prato/sujo/na pia/(...)/Vó Elza cuidava da casa/mais do que dela mesma./Ela era a casa./(...)” São nas sutis metáforas, que percebemos a beleza da poesia de Telma Scherer. Sem egoísmos se abre ao leitor e fala de outros poetas, com a grandeza dos humildes: “Hoje tive alguns pendores/com aquela Ana Cristina./Ana Cristina era persona./Eu, personne./Ela, cansada de ser homem/tirou luvas de pelica, delicadas/e foi chorar no banheiro./Isso eu faria, não fosse porca./(...)” Feita de imagens e palavras, sua poesia torna-se de rara beleza, esteticamente poética, quando diz: “Pior é o silêncio/de dentro./(...)” ou mesmo: “Peguei Deus em flagrante./Ele estava maquiado/e de pareô./(...)”
É nas entrelinhas de seus versos que podemos sentir a intensidade de sua poesia. O livro"Rumor da Casa" é profundamente intimista e belo. Tive oportunidade de assistir a performance homônima da autora no 22º Psiu Poético – Salão Nacional de Poesia de Montes Claros e pude comprovar a força oral e performática de seus poemas.
"Rumor da Casa" tem financiamento do Fumproarte, Fundo de Apoio à Cultura da prefeitura de Porto Alegre/RS e foi sendo escrito ao longo de seis anos de performances artísticas e poéticas em diversos lugares, nos quais a autora se deixava contaminar pela interação com o público presente, numa conexão circular que mais tarde voltava aos poemas, retrabalhados até a forma final apresentada no livro.
A gaúcha Telma Scherer nasceu em Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em 1979. Aos 17 anos mudou-se para Porto Alegre, onde cursou Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em seguida, na mesma instituição, fez mestrado em Literatura Comparada. Lançou "Desconjunto" pelo Instituto Estadual do Livro em 2002. Participou de oficinas literárias com Ronald Augusto e Luiz Antonio de Assis Brasil. Como ministrante de oficinas iniciou no projeto Descentralização da Cultura, da Prefeitura de Porto Alegre, em 2004. Morou em Florianópolis, onde iniciou os estudos de doutorado, cancelados em 2006. Trabalhou em projetos literários do SESC Santa Catarina como Café Literário e Estação de Leitura Social. Em 2007 retornou a Porto Alegre, onde integrou a coordenação do Espaço Educativo da 6ª Bienal do MERCOSUL. Atualmente ministra oficinas de haicai para o SESC Rio Grande do Sul, além de organizar saraus com o grupo Teia de Poesia e desenvolver o projeto Rumor da Casa.
"Rumor da Casa" é um livro para se ler e reler sempre e a cada nova leitura descobrir, nas entrelinhas, novas sutilezas deixadas pela autora.
Contatos: telmascherer@gmail.com – Site: (http://www.rumordacasa.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário